site.jpg

APRESENTAÇÃO:

A Cia de Teatro Encena abre inscrições para o curso "NO DESVIO DA MEMÓRIA: PRÁTICAS PERFORMATIVAS PARA A CENA". O curso propõe uma vivência artístico-pedagógica que perpassa o lugar de experimentar possibilidades estéticas para pensar/fazer performance. O mote para essa produção será a memória, elemento de registro do vivido pelos integrantes que poderá ser utilizado para estruturar elementos/materiais que proponham questões e pautas para pensar/fazer performance e as questões de seus corpos. A realização do curso é uma ação formativa GRATUITA que propõe o corpo em sociedade através das artes, (re)elaborando as questões dos corpos que habitam esse território para refletir seus tempos. Uma experiência coletiva, que tem como ponto de partida a troca de saberes, possibilitando a construção de redes de (interessados) performers que possam mobilizar a cena cultural pessoense, onde ao final desse processo acontecerá uma mostra performativa como espaço para a retomada desse tipo de produção no período pandemia - pós pandemia. Essa ação formativa, se propõe não apenas como um espaço de formação, mas de experimentação, podendo gerar reverberações em outros espaços artísticos, como também educativos. 

Realizada com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Lei Federal no 14.017/2021 e suas alterações.

Apoio: Fundação Cultural de João Pessoa - Funjope

Edital Mãe Edith de Iansã - Inciso III

João Pessoa, 12 de janeiro de 2022.

QUEM CONDUZIRÁ O CURSO?

Celly de Freitas: Atriz, educadora, encenadora, dramaturga e pesquisadora. Realizou Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1986) e Graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1992), Especialização em Representação Teatral pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2004), Especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas pelo CINTEP (2009), Bacharelado em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2011), Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa - PT (2011), Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES/ CAPES pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2018).

Miguel Segundo: é Potiguara (indígena), paraibano e artista-pesquisador. Bacharel (2019) e licenciando em teatro, ambos pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Realizou intercâmbio no curso de teatro pela Universidade de Évora (Portugal - 2019). Mestrando em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (início 2020). Também atua nas linguagens de Dança e Performance, desenvolvendo pesquisas e produções artísticas. É cofundador do Coletivo de Teatro Aruã, participando como ator/encenador/pesquisador/produtor; membro do Ciclo de Debates e Estudos em Artes Cênicas; integrante da Cia de Teatro Encena. Investiga principalmente os seguintes temas: Pesquisa etnográfica, memória, autobiografia/autoficção, processos híbridos e sensorialidade.

DETALHES: 

O curso acontecerá de forma presencial, tomando todos os cuidados necessários em relação aos protocolos sanitários de acordo com a situação indicada no período de realização, devido a situação pandêmica causada pela covid-19. Os participantes deverão apresentar no no primeiro dia do curso, passaporte de vacinação com no mínimo duas doses para participar das atividades. O público alvo para essa ação formativa será de pessoas com 18+ anos, que tenham interesse em experiências performativas. O curso acontecerá em duas turmas com 10 alunos cada, totalizando 20 participantes. Cada turma terá 10 encontros no total, as aulas acontecerão uma vez por semana. Os encontros terão duração de 3 horas, formando 30 horas na carga horária total. A última semana do curso será destinada a mostra performativa que será composta pelas experimentações performativas dos alunos. Ao final do curso, os alunos e alunas receberão um certificado de 30 horas, disponibilizado pela Cia de Teatro Encena.

Período de Realização - Sempre das 18h30 às 21h30: 

Fevereiro
Turma 1 (quartas): 02, 09, 16 e 23

Turma 2 (quintas): 03, 10, 17 e 24

Março

Turma 1 (quartas): 09, 16, 23, e 30

Turma 2 (quintas): 10, 17, 24 e 31

Abril

Turma 1 (quartas): 06 e 13

Turma 2 (quintas) : 07 e 14

QUEM PODE PARTICIPAR?

 

Pessoas com 18+ anos que tenham desejo e experimentar e refletir sobre práticas performativas na cena e performance. As inscrições podem ser realizadas nesse site (botão logo abaixo), sendo as vagas destinadas a:

Ampla concorrência - 30% das vagas ou 3 vagas (por turma)

LGBTQQIA+, indígenas e/ou pretes/negres - 40% das vagas ou 4 vagas (por turma)

Professores da rede pública de ensino - 30% das vagas ou 3 vagas (por turma)

INSCRIÇÕES E RESULTADOS:

As inscrições no curso são gratuitas e podem ser realizadas neste site (botão abaixo). Poderão ser realizadas entre os dias 12 de janeiro de 2022 até o dia 21 de janeiro de 2022, não havendo prazo de prorrogação. As informações contidas na inscrição serão avaliadas pela produção e educadores do curso, gerando uma lista de resultados que será divulgada em nossas redes sociais e neste site. Antes da realização do curso, os aprovados e aprovadas receberão um email indicando sua aprovação e deve confirmar sua participação nessa ação formativa num prazo de três dias úteis a contar da data de publicação do resultado, caso haja desistência, entraremos em contato com outros/outras candidatos/candidatas.

 

A lista dos/das candidatos/candidatas, será divulgado no dia 25 de janeiro de 2022 em nossas redes sociais e neste site. 

Ao se inscrever, indique em qual das turmas você deseja participar. 

Turma 1 - nas quartas-feiras

Turma 2- nas quintas-feiras

Ao se inscrever também indique o tipo de inscrição que deseja realizar: se ampla concorrência, LGBTQQIA+/indígenas/pretes-negres ou professores da rede pública de ensino. 

Dúvidas podem ser sanadas através do formulário de contato desse site.

barra Aldir Blanc Funjope FMC.jpg
Para ter a cesso a lista de selecionados clique no ícone PDF